Já imaginou assistir a séries para aprender inglês? Pois é, essa pode parecer uma proposta milagrosa. Com as nossas dicas, você pode aumentar o seu nível no idioma, mas isso não significa que poderá abrir mão de estudar gramática e outros conceitos formais da língua inglesa, no entanto é mais uma forma de conseguir um aprendizado extra.

Todos os programas selecionados aqui tiveram suas notas e avaliações retiradas de plataformas destinadas à crítica audiovisual, como o Rotten Tomatoes e o IMDb. Além disso, também levamos em consideração aquelas séries que vão melhorar seu vocabulário, o listening e o conhecimento de expressões idiomáticas.

Já separe seu caderno de estudos para anotar qualquer palavra que aprender e prepare a pipoca: It’s time to learn!

Quais séries para aprender inglês?

Em geral, qualquer série cujo idioma original é o inglês pode servir como aprendizado. Conforme o seu nível de fluência no inglês, pode ser melhor começar com um seriado sem tantas gírias, sotaque e que as personagens não falam tão rápido. Via de regra, séries de comédia – as famosas sitcoms – são ótimas apostas para boas risadas e um bom objeto de estudo.

Além de ampliar seu conhecimento em inglês, essa lista vai te ajudar se você é aquela pessoa que fica horas olhando o catálogo dos streamings, não se decide e, no fim das contas, acaba vendo a mesma coisa sempre. Confira os títulos que separamos!

1. The Office

Essa é uma série no estilo mockumentary, um documentário falso. A trama gira em torno de um grupo de trabalhadores do escritório de uma distribuidora de papéis. Tudo isso rendeu a ela o patamar de uma das melhores sitcoms da história, com nota 9 no IMDb.

Quem quer melhorar o vocabulário informal e cotidiano vai amar essa série. Mas, por se passar em um ambiente corporativo, é possível ter contato com alguns diálogos comuns do mundo profissional.

The Office está disponível no Amazon Prime Video, HBO Max e Star+. Você não irá se arrepender de dar o play nesse clássico!

2. Modern Family

Modern Family é outra série no estilo mockumentary. Ela acompanha o cotidiano de três núcleos diferentes da mesma família com seus respectivos dramas e também muita comédia. Então, se prepare para rir e se emocionar muito ao longo das suas 11 temporadas, que são dignas de maratona.

Com uma avaliação 89% positiva no Rotten Tomatoes, podemos apostar que, em pouco tempo, essa será uma de suas séries preferidas.

Esse programa é uma ótima escolha para quem quer melhorar o nível de inglês. Afinal, há trocadilhos que só fazem sentido no idioma original, sotaque latino bem carregado e vocabulário explorado em vários níveis. Se ficou curioso para começar a assistir, Modern Family está disponível no Star+.

3. Friends

Friends é uma sitcom que marcou a TV dos anos 90, mas que continua com uma legião de fãs até os dias atuais. Ela acompanha um grupo de pessoas em Nova Iorque e que, pasme, são amigas. Você vai poder maratonar as suas 10 temporadas e saber se um certo casal estava, ou não, dando um tempo – não colocamos os nomes para evitar spoilers. Contudo, se você não viveu nos anos 1990, algumas piadas podem ser muito datadas e não ter sentido.

O vocabulário dos personagens é o inglês comum do dia a dia. Então, quem quer melhorar a compreensão da língua no cotidiano precisa começar a assistir a Friends agora mesmo. A nota 8,9 no IMDb é uma prova de que essa série envelheceu bem, e para vê-la basta acessar o HBO Max.

4. Stranger Things

Saindo das sitcoms clássicas e passando para séries mais atuais para aprender inglês, não poderíamos deixar de citar Stranger Things, uma das melhores produções de aventura de todos os tempos. A sua avaliação 92% positiva no Rotten Tomatoes é uma prova disso.

Esse programa consegue unir mistério, ação, comédia e amizade como poucas obras conseguem fazer. Além disso, ela se passa nos anos 1980 e tem aquele tom de filme da Sessão da Tarde, sabe?

Essa é uma série que precisa ser vista com legendas em inglês, porque há alguns diálogos em outros idiomas. Contudo, o vocabulário da série não é complicado e, desde os primeiros episódios, é possível conhecer algumas gírias comuns em diálogos entre falantes nativos. Inclusive, algumas delas podem ser falsos cognatos, então não deixe de conferir o conteúdo sobre o tema para conseguir identificar todos que aparecerem nas falas.

Antes que você pergunte, a resposta é: sim, Stranger Things está disponível na Netflix.

5. The Crown

Quem gosta de história e a vida da família real britânica, vai amar a série The Crown. Ela conta a vida da Rainha Elizabeth II desde a sua infância. O ritmo pode ser um pouco lento para algumas pessoas, mas as atuações e a trama vão te prender na frente da tela. O foco da série são os principais desafios já enfrentados pela Rainha ao longo de sua jornada como governante. A nota desse drama histórico é alta em várias plataformas de avaliação.

O vocabulário e a linguagem da série são atrações à parte. Afinal, tem o sotaque britânico e o sotaque da família real e, sim, ambos são diferentes! Além disso, essa série trata de muitos encontros políticos e formais, então ela vai te ajudar a compreender novos diálogos no idioma inglês.

The Crown é original Netflix e está disponível exclusivamente na plataforma.

6. The Queen’s Gambit

Essa série é uma das campeãs de audiência na Netflix. O Gambito da Rainha acompanha a vida de uma criança que descobre ser um talento para o xadrez. Além disso, ela mostra todos os conflitos por trás da carreira da enxadrista Beth Harmon. As avaliações em plataformas como o Rotten Tomatoes são 96% positivas.

Por se passar nos anos 1960, essa série tem um vocabulário diferente. Ele é mais antigo e com expressões muito interessantes. Além disso, devido à trama, você vai aprender vários termos específicos do xadrez e poderá aumentar o seu nível de inglês.

7. The Boys

Já pensou o que aconteceria com os super-heróis se a fama subisse à cabeça? É isso o que The Boys retrata. Ao longo da trama, você vai entender quais foram as consequências geradas a partir dessa busca por status e ainda mais visibilidade. Para cuidar desse caso, uma equipe se forma e tenta conter os superpoderosos. Sua nota é 8,7 nas plataformas de avaliação.

O vocabulário dessa série é complexo, por isso ela é indicada para quem está em um nível mais avançado no inglês. Afinal, há muitos sotaques diferentes – desde o francês até o do sul dos EUA. Além disso, muitos diálogos são rápidos e com muitas gírias e termos específicos.

The Boys é baseada em uma série de histórias em quadrinhos e está disponível na Amazon Prime Video.

8. Gilmore Girls

Gilmore Girls é aquela série para amar, passar raiva e se emocionar, às vezes tudo no mesmo episódio. Ela acompanha a relação da mãe, Lorelai, e a filha, Rory. Ao longo das temporadas, você vai acompanhar o amadurecimento das duas e como elas lidam com o mundo.

O inglês da série é bem cotidiano e, por isso, é ideal para melhorar o seu listening em inglês. Por se passar em vários núcleos – cidade pequena, escola, casa de família rica e outros – é um prato cheio para quem quer entender as mudanças nos diálogos e na fala. Para aproveitar tudo isso, assista à produção que está disponível na Netflix.

9. Fleabag

Pense em uma série engraçada ao mesmo tempo que traz diversos insights para o espectador: isso é o que faz Fleabag. Ela é irreverente e com situações que são engraçadas, mas têm um tom bem ácido. Nessa série você vai acompanhar uma jovem adulta que tenta se estabelecer na vida, enquanto lida com os relacionamentos em vários núcleos da vida. Essa série foi premiada mundialmente, e suas avaliações sempre são positivas.

Esse é o programa perfeito para quem quer experimentar uma série fora do comum, mas superinteressante. Os diálogos não são complexos, mas contam com muitas gírias e referências da cultura contemporânea. Além disso, as personagens e situações são muito sarcásticas.

Fleabag está disponível exclusivamente na Amazon Prime Video.

10. Grey’s Anatomy

Grey’s Anatomy se passa em um hospital e trata dos dramas vividos lá dentro. Porém, se engana quem pensa que a série fala apenas dos casos clínicos. Muitos conflitos envolvem as relações entre os médicos do hospital. A série possui 18 temporadas e é digna de uma maratona de inglês.

Quem quer aumentar a diversidade do vocabulário precisa assistir a essa série. Afinal, ela se passa em um hospital e, por isso, existem vários termos relacionados à saúde. Ou seja, você aprende inglês e ainda descobre como lidar em caso de uma emergência fora do país. Além disso, por ter tantos episódios, há uma vasta quantidade de assuntos discutidos na produção que te fará aprender muitos novos termos para utilizar em seus diálogos.

Grey’s Anatomy está disponível na Globoplay, Amazon Prime Video e Star+.

11. How to Get Away with Murder

Se você gosta de série criminal, essa será a sua preferida. How To Get Away With Murder acompanha a advogada criminal e professora de Direito Annalise Keating, interpretada pela incrível Viola Davis. A protagonista se envolve em casos assustadores junto com os alunos e o restante da sua equipe. Essa série é digna de ficar com os olhos grudados na tela em todos os episódios.

Quer aumentar seu vocabulário e conhecer mais dos diálogos formais? Então, How To Get Away With Murder é a série ideal para você. Ela envolve muitas investigações, aulas e julgamentos, por isso você vai aprender muitos termos específicos dessas áreas, basta acessar sua Netflix.

12. American Crime Story

Ainda no estilo de séries criminais, American Crime Story é uma antologia, ou seja, as temporadas não têm ligação entre si. Elas são baseadas em acontecimentos reais e prometem ser o mais fiel possível. Por isso, se você gosta de true crime, essa indicação é a certa para você. Os casos que já foram tratados na série são: o assassinato de Giani Versace e o julgamento de O. J. Simpson.

O inglês da série varia entre as temporadas. Porém, é possível ter acesso a diálogos informais, vocabulário jornalístico e, até mesmo, a linguagem do tribunal. Por esses motivos, American Crime Story é uma ótima ideia para quem já tem conhecimento na língua, mas quer melhorar o inglês.

Você pode conferir todas as temporadas dessa opção no Star+. E se você gosta de true crime, também pode ouvir podcasts em inglês para aumentar o seu nível no idioma.

13. Sherlock

Sherlock é uma série que dispensa apresentações. Ela é baseada na série de livros clássicos da literatura inglesa, Sherlock Holmes. Contudo, ela faz uma releitura dos casos investigados pelo detetive e seu assistente, Watson. O elenco da série é outro ponto positivo. Sherlock é interpretado por Benedict Cumberbatch, enquanto Martin Freeman interpreta o Dr. Watson.

Parte dos diálogos é muito rápida e de alta complexidade. Então, Sherlock pode exigir mais das suas habilidades de estudante de inglês. Portanto, lembre-se de ativar as legendas no idioma original no Amazon Prime Video, streaming em que essa produção está disponível.

14. The Good Place

Você já imaginou o que acontece após a morte? The Good Place faz uma proposta diferente sobre esse tema. A série acompanha a egocêntrica Eleanor, que depois de morrer vai para o “Lugar Bom”, mas percebe que deveria estar no “Lugar Ruim”. A trama gira em torno do medo que a protagonista tem de ser mandada para onde deveria ter ido.

Apesar das muitas discussões filosóficas, em The Good Place, o inglês é informal. A série retrata situações cotidianas e possui alguns trocadilhos que vão aumentar o seu vocabulário de uma forma muito rica e divertida.

Essa série está disponível na Netflix e com ela você conhecerá o verdadeiro significado de plot twist, um termo usado no mundo do Cinema e que já explicamos aqui no blog.

15. Atypical

Atypical acompanha um adolescente que está no espectro autista e busca por independência. A série gira em torno de Sam e sua família. Ao longo dos episódios, você vai se emocionar junto com as personagens e suas relações. Além disso, terá uma nova visão sobre a vida dentro do espectro autista, que pode desconstruir preconceitos.

O inglês da série é de média complexidade, e a grande maioria dos diálogos é informal e coloquial. Contudo, em certos episódios, as cenas se passam durante as aulas. Por isso, você poderá entender alguns termos mais técnicos e específicos desse ambiente, uma ótima opção para quem sonha em estudar fora, não acha? Por isso, acesse a Netflix e confira essa opção no catálogo.

Agora você já tem uma grande lista de séries para melhorar seu inglês e maratonar. Por isso, lembre-se de ativar as legendas no idioma original e prestar atenção aos detalhes. Principalmente no que diz respeito a gírias, sotaques e expressões comuns de cada região.

E não se esqueça que assistir a séries em inglês ajuda a aprender um novo idioma, porém, é preciso complementar os estudos com outro método. Cada pessoa tem um ritmo e uma forma de aprender, para saber com qual você mais se identifica, veja nosso post sobre a melhor maneira de aprender inglês.

Boa maratona e bons estudos!

– exemplo 10 – fim do 2º parágrafo 

– “utilizar em seus diálogos”