Você sabia que podcasts em inglês são excelentes complementos às aulas de idiomas e que podem te ajudar a avançar mais rápido nesse aprendizado? Eles aumentam vocabulário, deixam seu ouvido mais aguçado para a nova língua e ainda são uma ótima forma de deixar o estudo mais descontraído.

O CCAA é referência no ensino de idiomas, oferecendo a melhor metodologia para nossos alunos, e é por isso que buscamos também te ajudar a trazer o inglês para dentro do seu dia a dia por outros meios. Dessa maneira, você acaba aprendendo ainda mais sem nem perceber!

Preparamos uma lista com opções de podcasts em inglês sobre vários assuntos para que você comece hoje mesmo a utilizar essa técnica como um bônus de seus estudos. Let’s do this?

O que são os podcasts?

Bom, se nunca ouviu falar sobre os podcasts em inglês ou português, aqui vai uma rápida explicação sobre eles: são conteúdos em formato de áudio em que uma ou mais pessoas gravam sobre o assunto que desejarem e liberam no ambiente online. Hoje até existem projetos que filmam esses encontros e transmitem em lives, mas essa não é uma característica obrigatória.

E não, o que estamos falando aqui não é um programa de rádio! Essas conversas podem até ser transmitidas ao vivo como em uma emissora de rádio, mas, ao contrário desse formato que já existe há muitas décadas, elas são disponibilizadas sempre na internet – em canais do Youtube, plataformas de música e outros serviços de streaming focado em áudios!

Para ser considerado um podcast não existe um tempo mínimo de cada episódio, nem limite de participantes ou roteiro obrigatório que caracterize esse formato de mídia. Eles apenas devem ser disponibilizados em áudio em alguma plataforma online. Assim, você e os outros ouvintes podem acessar esse conteúdo a qualquer minuto onde estiver – só não vale dar play em um desses durante sua aula de idioma, combinado?

7 podcasts em inglês para subir de nível no listening!

O listening é a parte do estudo de inglês focado em desenvolver sua audição. Como os podcasts são em formato de áudio, criar o costume de usar essas mídias em seu dia a dia é uma ajuda extra para melhorar essas habilidades. Confira nossa lista a seguir!

1. The Nerdist

Imagina só três comediantes entrevistando celebridades e outros convidados para falar sobre as obsessões que jovens e adultos têm como quadrinhos, filmes, jogos e muito mais: esse é o The Nerdist. O podcast, apesar de ser dinâmico, tem diálogos simples e muito divertidos.

Com certeza esse podcast tem tudo para deixar seu dia mais animado e seu vocabulário em inglês cada vez melhor.

2. Voice of America

Essa é uma opção que será um pouco desafiadora para quem está muito no início dos estudos de inglês, mesmo assim é uma boa escolha para te fazer avançar no listening. O Voice of America é um programa diário de notícias internacionais e utiliza um vocabulário didático para te passar as informações.

Ele é jornalístico? Sim. É desanimado e chato? Não! O diferencial do VoA é que o apresentador consegue deixar todos assuntos descontraídos e ainda trazer discussões sobre cultura pop ou conhecimentos gerais de algumas matérias. Além de subir de nível em seu segundo idioma, essa é a chance de aumentar seu repertório sobre mais assuntos.

3. Something you should know

Esse é o podcast em inglês para quem quer ver entrevistas e ouvir especialistas falando sobre assuntos de diversos nichos. O Something you should know é apresentado por Mike Carruthers, que narra os episódio de uma forma didática e muito fácil de entender.

O melhor de tudo é que os temas realmente são interessantes para nosso dia a dia, e o vocabulário sobre eles acaba fixando de maneira mais natural na mente de quem está acompanhando os episódios para melhorar o idioma.

4. Espresso English

Espresso English é uma opção para quem quer lições rápidas de inglês mesmo fora de aula. Em episódios de até 10 minutos esse programa fala sobre dúvidas frequentes de gramática, expressões populares entre os falantes nativos e ainda dá dicas de vocabulário. Esse é um complemento incrível para quem já faz aulas de idioma mas quer aquela dose diária de aprendizado.

5. Comedy Bang Bang: The Podcast

Esse podcast é a união de comédia, música e ótimas entrevistas. Cada novo episódio os apresentadores trazem convidados e famosos para participar de jogos e apresentações de improviso. E mesmo com esse clima informal, o Comedy Bang Bang: The Podcast é uma ótima opção para quem quer melhorar o listening pois não tem diálogos com vocabulários muito complexos.

Acompanhando os episódios, poderá aprender a acompanhar diferentes ritmos de falas e também aumentará sua compreensão de inúmeras palavras. Vale a pena testar!

6. But Why: A podcast for curious kids

Nós sabemos que você não é uma criança e, apesar do nome do podcast defini-lo como “para crianças curiosas”, essa é uma opção que vale muito a pena para o público de qualquer idade. O But Why: A podcast for curious kids tem objetivo de responder de maneira leve e didática aquelas dúvidas que todo mundo tem, mas apenas os pequenos criam coragem para falar em voz alta – agora dá para entender o nome, não é?

“Por que o céu é azul?”, “Por que as estações do ano mudam? e outros questionamentos do tipo serão respondidos nos episódios que normalmente não passam de meia hora e possuem um vocabulário acessível para estudantes de idiomas de qualquer nível.

7. Scientific Talk

Esse é um programa que tem objetivo de oferecer conhecimento sobre temas do mundo científico em episódios curtos e que trazem os assuntos de maneira didática. O Scientific Talk faz um ótimo trabalho em simplificar alguns tópicos e ainda passar informações completas para os ouvintes.

O vocabulário dessa opção, mesmo que acessível, é um pouco mais complicado que algumas outras que já indicamos anteriormente. Mesmo assim, se já está em um nível intermediário no idioma, acompanhar esse programa é uma ótima escolha para adicionar ao seu dia a dia!

Bom, essas foram nossas indicações de podcasts em inglês para que você comece a utilizar esse método para aumentar ainda mais suas habilidades de listening! Acompanhe o blog do CCAA para ver ainda mais dicas de estudo de idiomas.