Há 60 anos transformando vidas através do ensino de idiomas
A história do CCAA pode ser contada em inglês ou espanhol, nos diversos cantos do Brasil e do mundo.
O CCAA teve início em 1961, no Rio de Janeiro, com a criação de uma exclusiva metodologia de ensino da língua inglesa por seu fundador, Waldyr Lima.
Nosso compromisso é contribuir para o fortalecimento intelectual e emocional dos nossos alunos, tornando extremamente simples a comunicação deles com pessoas de todas as partes do mundo, através do ensino efetivo de idiomas por método próprio, original e inovador, capaz de fazer do aprendizado uma experiência única e prazerosa.

- 1961
No Rio de Janeiro, no bairro do Méier, o primeiro CCAA (Centro de Cultura Anglo-Americana) é fundado por Waldyr Lima, que desenvolveu sua metodologia audiovisual exclusiva.
- 1965
A segunda unidade do CCAA é inaugurada também na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Maracanã.
- 1969
A rede de ensino CCAA começa a nascer. Entusiasmados com os resultados da metodologia exclusiva, professores começam a levá-la para outros estados brasileiros.
- 1970
A Waldyr Lima Editora, localizada no Rio de Janeiro, é criada para produzir o material didático utilizado pelos alunos do CCAA.
- 1976
O CCAA veicula seu primeiro comercial na TV, tendo Pelé como protagonista.
- 1980
O CCAA lança seu logotipo, criação de Nilton Nunes, da equipe de Hans Donner, da Rede Globo.
- 1982
O CCAA se destaca como a primeira escola de idiomas a utilizar TV e videocassete como recursos integrados à sua metodologia.
- 1985
Estúdios de vídeo, áudio, animação e produção gráfica são inaugurados no complexo produtivo da Waldyr Lima Editora.
- 1986
Xuxa Meneghel estrela o comercial de TV do CCAA.
- 1990
O CCAA é o primeiro a implementar o uso de computadores nas aulas, antes mesmo da popularização da internet.
- 1991
Nos Estados Unidos, em Miami, é inaugurado o CCLS (Cultural Center for Language Studies), a primeira unidade CCAA no exterior. Além de oferecer aulas de idiomas, atua como centro de pesquisas, dando apoio à rede de ensino.
- 1991
Com a inauguração do CCLS, a Waldyr Lima Editora, localizada no Rio de Janeiro, passa a se chamar CCLS Publishing House.
- 1991
No Rock in Rio 2, o CCAA marca presença de forma inesquecível! O público curtiu os shows com traduções simultâneas e revistas com as letras das músicas que eram sucesso. Tudo desenvolvido pelo CCAA.
- 1992
O CCAA sai na frente de novo e desenvolve o CALL — Computer Assisted Language Learning, um software próprio, que permite que os alunos façam exercícios em computadores, e a correção seja realizada na mesma hora, fixando o conteúdo de forma rápida, fácil e interativa.
- 1994
Lançamento do curso Español do CCAA.
- 1997
O CCAA desenvolve o ICP — Interactive Classroom Program, um software próprio, que integra sua metodologia aos recursos multimídia do computador, como áudios e vídeos produzidos na Waldyr Lima Editora, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas.
- 2000
O site do CCAA é eleito um dos cinco melhores sites educacionais pelo Ibest, o único entre os cursos de idiomas do país. O prêmio era o mais reconhecido da internet brasileira.
- 2001
Arnold Schwarzenegger protagoniza a campanha nacional em TV.
- 2002
Entra em cena o novo logo do CCAA, novamente criação de Nilton Nunes, da equipe de Hans Donner, da Rede Globo.
- 2002
Com a consolidação da marca e o crescente interesse tanto por parte dos consumidores quanto dos empreendedores, o modelo de negócio torna-se oficialmente de franquias (Franchising).
- 2003
O CCLS ganha uma nova unidade, agora em Nova Jersey.
- 2004
O CCAA integra o uso do DVD à sua metodologia.
- 2005
A Associação Brasileira de Franchising confere ao CCAA, pela primeira vez, o Selo de Excelência da ABF, conquista que se repete anualmente até os dias atuais.
- 2010
O CCAA cria um departamento de orientação pedagógica que acompanha constantemente as aulas de todo o Brasil, em tempo real e à distância, através da Assistência Remota, e garante a correta aplicação da sua metodologia.
- 2011
O CCAA novamente apresenta um astro de cinema em sua campanha. Dessa vez, o grande Bruce Willis deixa dois brasileiros em uma situação nada fácil, por não se garantirem no inglês.
- 2011
O CCAA e Editora Macmillan, reconhecida mundialmente pela qualidade, fecham parceria para atender escolas de Ensino Fundamental e Médio.
- 2012
O CCAA, dessa vez, convida dois superastros para estrelar seu comercial de TV. As ilhas de Megan Fox e de Mike Tyson trazem de volta os dois meninos que não se garantiam no inglês e que, mais uma vez, se metem em uma enrascada.
- 2013
No comercial de TV, o ator de Hollywood, Samuel L. Jackson, convida os dois meninos para um desafio: “Talk or face the consequences”.
- 2014
A talentosa Jessica Alba embarca no elevador, que remete ao Empire State Building, com um aluno do CCAA que tem a confiança inabalável no novo comercial de TV.
- 2014
Acompanhando as tendências tecnológicas, o CCAA lança o site para visualização em dispositivos móveis.
- 2015
Dessa vez, o ator Owen Wilson passa por apuros no deserto da Califórnia e é salvo de uma encrenca por um aluno superconfiante do CCAA no filme comercial.
- 2015
CCAA inicia a parceria com a Mastertest para a aplicação do TOEFL®ITP, um exame reconhecido internacionalmente no meio acadêmico, a todos os alunos que concluírem o Teen Course ou o Adult Course.
- 2016
A metodologia de ensino do CCAA se torna o grande destaque da campanha desse ano. No comercial de TV, um aluno do CCAA fala em inglês naturalmente com um casal que o aborda pedindo informações no Central Park.
- 2016
Lançamento do Espaço CCAA (área destinada aos alunos), que disponibiliza conteúdos apresentados em sala de aula, diálogos das lições e exercícios para praticar a pronúncia.
- 2016
Os alunos do CCAA obtêm a melhor média do Brasil no exame TOEFL®ITP, status que se repete até os dias atuais.
- 2017
O CCAA e Editora Oxford, reconhecida mundialmente pela qualidade, fecham parceria para atender escolas da Educação Infantil ao Ensino Médio.
- 2017
O CCAA lança o aplicativo Kids com atividades que ajudam na revisão e na fixação do vocabulário e das expressões aprendidas.
- 2017
O CCLS ganha mais uma unidade, agora em Orlando.
- 2018
O CCAA é eleito a Melhor Franquia na Categoria Ensino de Idiomas pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
- 2018
O CCAA lança o aplicativo Preteen, com atividades que ajudam na revisão e na fixação do vocabulário e das expressões aprendidas.
- 2018
Pensando sempre em melhorar a experiência de alunos e professores, o CCAA começa a utilizar telas interativas com tecnologia touchscreen dentro das salas de aula de algumas unidades.
- 2019
O CCAA alcança o primeiro lugar como marca mais admirada na Categoria Escola de Idiomas, na pesquisa Marcas Cariocas, do jornal O Globo.
- 2020
Preocupado em dar continuidade ao sonho dos alunos de aprender um novo idioma, o CCAA cria a modalidade de aulas on-line ao vivo, no início da pandemia da Covid-19.
- 2020
O CCAA lança, de forma inovadora, a modalidade de aulas híbridas (online ao vivo e presencial juntas), em que seus alunos, a cada dia, decidem onde vão aprender o novo idioma: em casa, no trabalho, em uma unidade CCAA, em qualquer lugar.
- 2021
Pensando em trazer novas experiências para os seus alunos, o CCAA lança o aplicativo Investigation Academy. Um jogo que exercita o inglês com muito mistério e diversão.
1961
ensinando idiomas, transformando vidas e criando novas histórias.
5 milhões
de pessoas já
escolheram o CCAA
700
franquias pelo Brasil e
no exterior
