Uma das melhores formas de aprimorar a leitura em outro idioma é optar por livros em inglês, afinal, eles melhoram a compreensão das orações nessa língua e ainda ajudam a aumentar a variedade do seu vocabulário. Por isso, consumir esse tipo de mídia é muito importante mesmo para iniciantes.

Para te mostrar o caminho das pedras e dar dicas de como começar esse tipo de treino, o CCAA preparou uma lista com 15 opções de leituras para quem está dando os primeiros passos no aprendizado do inglês. Separamos alternativas interessantes para crianças, adolescentes e adultos, afinal, nunca é tarde para se tornar fluente em outro idioma!

Let’s go!

Livros em inglês para crianças

Além de os livros em inglês serem importantes para desenvolver a leitura no idioma, eles também são indispensáveis para melhorar a escrita.

Muitas pessoas são extremamente visuais, e com as crianças isso é amplificado. Visualizar repetidas vezes a grafia de cada palavra, memorizar a maneira da escrita e tentar entender o campo semântico e significados das frases faz toda diferença nesse tipo de aprendizagem.

Estes são alguns livros indicados para essa faixa etária dar os primeiros passos rumo à proficiência em inglês:

1. Percy Jackson and the Olympians – Rick Riordan

A série de livros “Percy Jackson e os Olimpianos” foi escrita por Rick Riordan e conta a história de um garoto que descobre ser filho de um dos deuses da mitologia grega. Essa revelação coloca o protagonista e seus amigos em diversas aventuras emocionantes. A sequência de leitura desses livros é a seguinte:

  • Percy Jackson and The Lightning Thief (2005);
  • Percy Jackson and The Sea of Monsters (2006);
  • Percy Jackson and The Titan’s Curse (2007);
  • Percy Jackson and The Battle of the Labyrinth (2008);
  • Percy Jackson and The Last Olympian (2009).

Como essa saga foi escrita para o público infantil, ela possui uma linguagem de fácil compreensão, na qual as sentenças são curtas e o enredo é simples de acompanhar. Os livros em inglês podem ser encontrados facilmente em grandes lojas e livrarias online.

2. The Little Prince — Antoine de Saint- Exupéry

“O Pequeno Príncipe” é um clássico que combina um universo lúdico e lições sobre a vida de uma forma descontraída e fácil para as crianças aprenderem – e os adultos também amam! O enredo conta a história de um Pequeno Príncipe que viaja entre planetas e aparece para o narrador da história quando o avião deste acaba caindo no deserto.

A linguagem também é bastante simples e com termos que ajudam a expandir o vocabulário em inglês de quem está lendo. Se você ainda não conhece a história desse personagem carismático e sábio, vale a pena ler – sozinho, em família ou entre amigos!

3. Peter Pan – J.M. Barrie

Essa é uma história famosa tanto na Literatura quanto no Cinema. Peter Pan vive na Terra do Nunca, um local onde crianças nunca envelhecem, mas visita a casa dos Darling todas as noites para ouvir as histórias de ninar que a mãe da família conta. Em uma dessas suas visitas, o protagonista é visto por Wendy, a filha mais velha do casal, e acaba levando-a para conhecer seu mundo.

Por ser um enredo já conhecido do público, esse livro se torna ainda mais fácil de ser compreendido por crianças que estão aprendendo inglês. A versão nesse idioma não é difícil de ser encontrada em grandes lojas físicas e online.

4. Harry Potter – J. K. Rowling

Publicado originalmente pela Bloomsbury Publishing, Harry Potter é uma saga que marcou a vida de milhares de pessoas e é uma febre entre o público infantil. O simpático protagonista, aos 11 anos, descobre que é um bruxo. Os livros, então, acompanham suas aventuras dali em diante na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Apesar de ter alguns termos muito únicos em seu vocabulário, essas publicações não são difíceis de ser compreendidas, e as orações ficam mais complexas com o avançar da história – o que ajuda o estudante a assimilar esses termos de maneira gradual. Os livros que compõem essa saga são:

  • Harry Potter and the Philosopher’s Stone (1997);
  • Harry Potter and the Chamber of Secrets (1998);
  • Harry Potter and the Prisoner of Azkaban (1999);
  • Harry Potter and the Goblet of Fire (2000);
  • Harry Potter and the Order of the Phoenix (2003);
  • Harry Potter and the Half-Blood Prince (2005);
  • Harry Potter and the Deathly Hallows (2007).

5. The Old Man and the Sea – Ernest Hemingway

As crianças estadunidenses têm “The Old Man and the Sea” como uma leitura obrigatória nas escolas. A história conta sobre Santiago, um pescador que não tem sucesso no mar já há 84 dias e sua tentativa de fisgar o maior peixe que já viu. É um livro curto e fácil de ler, com uma linguagem simples.

Mesmo que existam alguns termos técnicos nessa leitura, é possível entender seus significados a partir do contexto da história. Isso, além de ajudar a desenvolver a interpretação, também aumenta o repertório de palavras em inglês da criança.

6. Alice’s Adventure in Wonderland – Lewis Carroll

Originalmente o livro “Alice no País das Maravilhas” foi publicado em 1865 e narra a aventura de Alice, uma criança que cai na toca do Coelho Branco. Ela acaba entrando em um mundo novo, repleto de itens e criaturas mágicas, e precisa enfrentar alguns obstáculos a fim de voltar para casa.

Assim como os demais livros em inglês que indicamos para o público infantil, esse tem um vocabulário não muito complexo e é muito lúdico, facilitando assimilar cada termo e seu significado.

Livros em inglês para o público adolescente

Mesmo que livros infantis possam ser lidos a qualquer altura da vida, sabemos que algumas temáticas atraem mais o público teen. Pensando nisso, separamos alguns títulos que têm tudo a ver com os interesses dessa fase.

7. The Fault in Our Stars – John Green

John Green é um autor popular entre os adolescentes e consegue trazer temáticas mais densas de uma forma simples. Todos os seus livros possuem uma escrita fluida e com palavras de fácil compreensão, no entanto “A Culpa É das Estrelas” é sua história mais conhecida.

Nesse livro o leitor acompanha a paixão entre Augustus Waters e Hazel Grace, dois adolescentes que se conhecem em um encontro de apoio para pessoas com câncer. A publicação original foi feita pela editora Penguin Books e, além de ser traduzida para vários idiomas, a obra ganhou um filme que também é muito conhecido.

Aqui no blog do CCAA, já falamos sobre filmes para aprender inglês, então confira nossas indicações e aproveite cada uma delas!

8. Nine Lives to Die – Rita Mae Brown

Esse livro é um suspense que acompanha a história em uma cidade nos Estados Unidos que acabou sendo palco de diversas mortes que não parecem ser naturais. Então, o narrador apresenta um grupo de personagens e a busca para desvendar os mistérios ao redor dos falecimentos.

Nine Lives to Die” é uma leitura com enredo simples de acompanhar e frases muito claras para se compreender. Os diálogos são simples e informais, ajudando a entender como nativos falam em seu dia a dia.

9. The Outsiders – S. E. Hinton

The Outsiders” é um clássico dos livros em inglês para os adolescentes. Entre competições de gangues por território, problemas sociais e paixões proibidas, o enredo acaba se desenrolando. Os protagonistas são três órfãos de origem mexicana que precisam enfrentar as dificuldades do dia a dia até um deles, Ponyboy Curtis, entrar para a gangue dos Greasers.

Mesmo para quem tem um nível básico de inglês, não será necessário muito esforço para compreender os diálogos desse livro. Ao fim, perceberá que aprendeu muitos termos novos e ainda se divertiu com a leitura dessa história empolgante.

10. The Catcher in the Rye – J. D. Salinger

No Brasil, esse é conhecido como “O Apanhador nos Campos de Centeio” e é uma obra muito popular entre os jovens. A história fala sobre Holden Caulfield, um garoto de 16 anos que é expulso de sua escola por conta de sua conduta, mas que tem medo de contar aos seus pais esse fato.

Por falar sobre a transição da fase de adolescente para a vida adulta, o livro acaba envolvendo seu público e causando certa identificação. Como estamos vendo um jovem, a narração é informal e com algumas gírias que ajudam a melhorar a compreensão de outras leituras e conversas do dia a dia.

Livros em inglês para adultos iniciantes no inglês

O público adulto que está iniciando o aprendizado em inglês também tem opções excelentes de livros. Confira quais são!

11. Emma – Jane Austen

“Emma” não é o livro mais conhecido de Jane Austen, no entanto é considerado uma das maiores obras da autora. A protagonista Emma Woodhouse é uma mulher forte e que foge dos padrões de sua época por não desejar se casar. Mesmo assim, ela adora dar pitacos na vida amorosa de outras pessoas de sua vida.

O toque de comédia em uma discussão sobre o valor do casamento torna “Emma” uma ótima leitura para adultos, além de ter um vocabulário rico para quem está aprendendo o inglês. Você não se arrependerá de ler essa obra!

12. Number the Stars – Lois Lowry

Number the Stars” é baseado em fatos históricos e tem seu contexto durante a Segunda Guerra Mundial. A protagonista e seus familiares estão sendo caçados pelo Governo Alemão, e o enredo acompanha todo o drama desse período histórico. Apesar de debater temas pesados, o livro tem uma linguagem simples.

A trama tem diversas expressões de falantes nativos do inglês e, com isso, você poderá aprender alguns costumes idiomáticos dos norte-americanos.

13. The Diary of a Young Girl – Anne Frank

No Brasil, esse livro tem como nome “O Diário de Anne Frank” e ficou muito conhecido por conta de seu caráter documental. Anne é uma menina judia que viveu durante o Regime Nazista e precisou se esconder em um sótão com sua família para não ser capturada. Ela escreveu o diário contando seu dia a dia e seus medos naquele período.

Como a obra foi escrita por uma criança, a linguagem é de fácil compreensão e muito acessível. No entanto, como se trata de um contexto de guerra, essa é uma leitura indicada para jovens e adultos. Mesmo com o teor pesado, a história publicada originalmente pela Doubleday & Co INC é uma leitura importante e vale a pena escolhê-la.

14. Girlboss – Sophia Amoruso

Girlboss” é uma de nossas indicações mais biográficas e vale muito a pena ser lido, seja por iniciantes na língua inglesa ou quem já está avançado no idioma. Essa obra conta a história da fundadora de uma loja virtual que saiu de uma realidade em que mal tinha dinheiro para comer, para se tornar uma grande CEO.

A história de Sophia Amoruso é real e pode servir de inspiração para muitas pessoas que buscam um novo rumo para sua vida. O livro traz diálogos reais e com diversas expressões típicas dos falantes nativos, então ajuda muito quem ainda não é fluente no inglês.

15. Make Good Art – Neil Gaiman

Neil Gaiman é autor de uma enorme quantidade de obras, desde livros infantis, até HQs do Universo Marvel. O livro Make Good Art” é uma transcrição do discurso feito por esse artista durante a formatura da University of the Arts, na Filadélfia. Nessa fala, ele reflete sobre criatividade, arte e como os jovens devem buscar seus sonhos.

Apesar de ser um autor muito famoso, Gaiman utiliza um vocabulário acessível e fácil de se interpretar. Por isso, essa é uma excelente opção para quem quer ler livros em inglês e ainda se motivar para a vida pessoal ou profissional.

Essas foram as indicações para aprimorar mais seus conhecimentos no inglês e melhorar sua habilidade de leitura! Não deixe de acompanhar o blog do CCAA para aprender ainda mais técnicas que te ajudarão a chegar à fluência!