O plot twist é um recurso usado no cinema e diz respeito a uma reviravolta na trama, mudando completamente o andamento dos acontecimentos ali narrados. Na vida real, isso acontece o tempo todo – afinal, quem nunca programou um dia pela manhã e antes do almoço ele já tinha completamente outro ritmo, né?

Pensando nos plot twists dos filmes – e da vida – o CCAA preparou um conteúdo completo para explicar melhor como essas mudanças no roteiro funcionam e principalmente porque conhecer termos em inglês no cinema podem ajudar no processo de estudo de idiomas.

E ah, também tem uma listinha com os maiores plot twists do cinema para ver na prática a aplicação desse conceito! Wait for it!

Saiba mais sobre o plot twist e como ele funciona

Este termo se refere a uma mudança brusca no rumo que a história estava seguindo. Essa troca de sentido é um dos recursos mais utilizados por diretores de filmes, séries ou animações – e pode ser aplicado, inclusive, em livros.

A escolha de fazer uma alteração no enredo causa aquela surpresa deixa tudo mais interessante, aumenta as expectativas sobre as consequências que a mudança gerou e cria um impacto enorme no público.

O recurso pode ser utilizado das mais diversas formas, mas existem duas que se destacam e são continuamente aplicadas em filmes de diferentes gêneros:

  • “flashbacks”: acontecem quando, de repente ou não, uma lembrança ou uma cena de um evento no passado passa pela mente do personagem – e assume nossa tela. Quase que uma epifania acontece e é capaz de mudar completamente a visão do público sobre algum fato específico;
  • revelações em meio a uma discussão: ocorre quando uma pessoa que todos acreditam ser o mocinho da história acaba deixando escapar que, na realidade, ele é o grande vilão por trás dos acontecimentos do filme.

Usar essa técnica faz com que o público comente mais sobre aquela história com outras pessoas, quase como se fizessem uma propaganda gratuita sobre a obra – e que autor não quer isso, não é mesmo? É por isso que, mesmo que esse “truque de narrativa” já seja conhecido pelo público, a indústria cinematográfica continua a utilizá-lo.

O plot twist é uma dessas palavras que são muito utilizadas pela cinematografia e que facilmente podem ser inseridas no seu vocabulário. Para você não dizer que não sabe falar, aqui vai a dica do CCAA sobre a fonética da pronúncia:

plot twist: plaat tuíst

É assim que se fala!

5 filmes que mostram o que é um plot twist inesquecível

Existem alguns clássicos que todo mundo já ouviu falar sobre um acontecimento surpreendente no meio da trama, mas filmes mais novos também serviram excelentes plot twists e entraram pra nossa lista de 5 reviravoltas memoráveis.

Então confira agora quais são as obras que selecionamos e cuidado pois daqui para baixo não podemos evitar grandes spoilers!

1. Avengers: Endgame (2019)

Vingadores: Ultimato foi um sucesso de bilheterias e pegou todo mundo de surpresa. Esse lançamento encerrou a trama do grupo de heróis que buscava resolver o caos criado por Thanos (Josh Brolin), o grande vilão que eliminou metade da população do universo.

Os fãs esperavam que os mocinhos conseguissem reverter o efeito do estalar de dedos que aconteceu no filme anterior, mas definitivamente ninguém estava pronto para o plot twist de que, logo nos primeiros minutos de filme, os heróis conseguiriam matar Thanos.

Nas redes sociais dá para encontrar inúmeros vídeos da reação de quem estava nas sessões de cinema para ver a estreia e pode-se dizer que essa mudança de direção no roteiro teve o resultado que desejava.

2. Get out! (2017)

Corra! foi o filme de terror e suspense que garantiu a Jordan Peele o Oscar de Melhor Roteiro Original. A trama se desenvolve em torno de Rose (Alisson Williams) e Chris (Daniel Kaluuya), e no fato de que a garota está levando seu namorado para conhecer seus pais. Um ponto importante para a história é que o protagonista é um homem negro e sua namorada uma mulher branca.

O plot twist desse filme é que a família de Rose está envolvida com um grupo conspiratório que sequestra pessoas negras para usar seus corpos em cirurgias que permitem outras personagens a prolongarem suas vidas. No momento em que o protagonista descobre as reais intenções de sua namorada ao levá-lo ali já é tarde demais e daí pra frente temos que acompanhar a tentativa de fuga de Chris para salvar sua própria vida.

Depois de assistir essa obra muitas pessoas relataram que esperavam outros mistérios, mas nem imaginavam que a história seguiria pelo caminho que foi.

3. Fight Club (1999)

Clube da luta é um dos maiores clássicos quando falamos sobre o que é plot twist. Essa história narra sobre o encontro de Edward Norton com Tyler Durden, vivido por Brad Pitt. Ao se conhecerem, o protagonista acaba começando um clube que permite que os participantes briguem entre si até onde aguentarem, o que gera diversas controvérsias na vida do personagem.

A reviravolta dessa trama se dá quando o público descobre que, na verdade, Tyler é apenas uma projeção da mente de Edward. Ou seja, o homem que o protagonista culpava por todos os acontecimentos do Clube, na verdade era ele mesmo. Tyler Durden era uma personalidade criada pela cabeça de Norton.

4. The sixth sense (1999)

Em “O sexto sentido” acompanhamos o caso de Cole Sear (Haley Joel Osment), uma criança que vê espíritos, e o psicólogo infantil Malcolm Crowe (Bruce Willis). O profissional tenta ajudar o pequeno médium a entender o motivo dessas aparições e a lidar com essa habilidade de ver pessoas mortas.

No fim do filme o grande plot twist é revelado e descobrimos que Crowe na verdade já estava morto por conta de um acontecimento do início da história, sendo mais um dos espíritos que Sear podia enxergar.

5. Star Wars: The Empire strikes back (1980)

O Episódio V da saga de Luke Skywalker (Mark Hamil) conta a história de como o jovem jedi que busca derrotar Darth Vader, finalmente encontra seu adversário frente a frente, travando uma batalha épica e memorável. Em certo ponto da batalha, o grande plot twist desse filme é revelado. Luke pensava que seu pai tinha sido morto por Vader, enquanto a verdade é que o vilão é o progenitor de Skywalker.

A frase “I am your father!” (Eu sou seu pai) nunca foi esquecida pelos fãs do gênero de ficção. As continuações dessa saga guardam ainda mais surpresas, mas para saber quais são elas você terá que assistir aos filmes.

Fica aqui nossa dica para aprender inglês enquanto se diverte com as melhores produções do cinema: utilize as legendas enquanto escuta as falas no idioma original, isso ajuda a memorizar novos termos e aprimorar seu listening.

Agora que sabe sobre o que é plot twist e quais os maiores exemplos desse conceito nas telonas, aproveite para aprender mais sobre o vocabulário dessa área. Assim, ficará mais fácil entender as conversas sobre suas produções favoritas sem que o idioma seja uma barreira. Acompanhe o blog do CCAA para conhecer mais expressões estrangeiras que fazem parte do seu dia a dia!

Até a próxima!