Você já parou para pensar por que o inglês é tão importante nos dias de hoje? Ter conhecimento de outro idioma pode abrir muitas portas na sua vida pessoal e também na profissional, e o inglês, por ser a língua mais falada no mundo, pode te levar a vários lugares e proporcionar experiências incríveis.

Saber inglês ajuda a te diferenciar no mercado de trabalho, aumenta as chances de viver experiências ao redor do mundo e te leva a vários conhecimentos diferentes. Confira a seguir as vantagens e por que fazer inglês é tão importante, independente da faixa etária. Venha descobrir com a gente!

Qual a importância de se aprender inglês?

O inglês é importante para a comunicação global e está inserido no nosso dia a dia em palavras, produtos, termos da tecnologia, nomes de programas de TV e seriados e em uma infinidade de lugares ao redor do mundo. Já faz parte da nossa rotina e influencia diretamente na nossa cultura, não podemos negar: às vezes passa até despercebido.

Se você pretende viajar para o exterior, mesmo que não saiba o idioma nativo do seu destino, o inglês com certeza te ajudará a se comunicar e a viver ricas trocas de conhecimento com o mundo inteiro, aproveitando ao máximo.

E quanto ao inglês no ambiente acadêmico e corporativo, falar um segundo idioma é quase que um pré-requisito e te ajuda a se destacar no mercado, aumentando as oportunidades para ampliar seus contatos, adquirir conhecimentos do exterior e de melhores cargos e salários.

O inglês pode ser aprendido na infância, na adolescência e na vida adulta, independente do nível de conhecimento da língua e o tempo de aprendizado, vai depender da evolução em cada nível. Veja a seguir os benefícios do inglês em cada fase da vida.

Inglês na infância: por que é importante?

Muitos pais ficam em dúvida sobre qual a idade ideal para uma criança começar a fazer inglês, mas acontece que, se ela tem contato com o idioma desde cedo, terá muito mais facilidade para evoluir na aprendizagem com o passar dos anos.

Isso acontece porque aprender um novo idioma na infância ajuda em vários quesitos:

  • colabora com a socialização;
  • melhora a memória;
  • estimula a concentração e a criatividade;
  • ajuda a conhecer novas palavras;
  • colabora no entendimento de uma nova língua;
  • ajuda a comparar os sons das palavras em inglês e em português;
  • entre outros.

Por isso é importante escolher um curso de inglês para criança que seja completo e que torne o momento de aprendizado divertido e que atraia a sua atenção, com atividades lúdicas, brincadeiras e outros recursos que vão estimular o conhecimento dos pequenos.

E para os adolescentes, por que o inglês deve estar no radar?

Aprender inglês na fase da adolescência é muito importante para que os adolescentes sigam evoluindo o seu nível de inglês e se capacitando para o futuro e, por que não, torná-lo mais preparado para o mercado de trabalho.

Nessa fase da vida, podem surgir oportunidades de intercâmbio em outro país, o que ajuda ainda mais a aumentar a vivência com o idioma, a conversação, além, é claro, da experiência convivendo com diferentes hábitos e culturas, ajudando a criar uma nova visão de mundo.

Existem opções de curso de inglês para adolescentes e pré-adolescentes, com materiais desenvolvidos com a linguagem ideal para a idade, o que torna o aprendizado mais fluido e interessante para seu filho, através de métodos eficazes que estimulam cada etapa da jornada de conhecimento.

Inglês para adultos é importante?

O inglês na fase adulta é um verdadeiro aliado na busca de uma evolução na carreira profissional, porque abre portas para conversar com pessoas do mundo todo, e isso pode ser um facilitador na hora de conseguir novos cargos, salários e até, quem sabe, um emprego no exterior ou em uma multinacional.

Para isso é fundamental saber ler e escrever em inglês, ou pelo menos ter níveis do idioma mais avançados. Para entender um pouco mais sobre os níveis de inglês e como eles são importantes, acesse nosso post aqui no blog sobre o assunto.

É possível aprender inglês depois de adulto?

Sim! Se esse é seu caso, nossa dica é escolher uma instituição de ensino que ofereça um bom curso de inglês para adultos, com uma metodologia que favoreça o aprendizado, tanto presencial quanto on-line.

Para treinar no dia a dia, você pode ver séries e filmes com legenda em inglês, ouvir podcasts em inglês – inclusive temos uma lista ótima aqui no blog – e buscar por conteúdos que sejam interessantes para você, a fim de treinar a leitura também. Esses recursos podem te ajudar a fixar o que aprende em sala de aula e a inserir o inglês ainda mais na sua rotina.

Precisa saber inglês para viajar?

Se deseja ter uma experiência ao redor do mundo e conhecer novos lugares sem dificuldades saber inglês é fundamental e um grande diferencial para aproveitar as viagens internacionais.

Se você possuir um bom nível de inglês, será capaz de explorar bem o país de destino por conta própria, sem depender de um guia para se comunicar e ir de um lado para o outro. Além disso, é uma ótima chance de fazer amizades e conhecer novas pessoas.

Ter essa independência de comunicação também ajuda a viver a cultura do local de forma mais intensa e inteira, porque você deixa de ser um “turista” e consegue apreciar o destino se virando sozinho, se locomovendo sem dificuldade e, por que não, até economizando no bolso.

Inglês para o trabalho: por que faz diferença?

Como já mencionamos anteriormente, ter conhecimento de inglês é um divisor de águas na carreira de qualquer profissional, independente da área, e pode te ajudar a crescer e evoluir.

Não é de hoje que as empresas têm expandido cada vez mais os negócios para o exterior, inclusive abrindo filiais fora do país e contratando profissionais estrangeiros. Por isso, neste contexto, dominar o inglês te fará ser destaque, já que elas buscam por profissionais qualificados e que precisem se comunicar em inglês.

Inglês para qualificação profissional

Hoje o mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais qualificados, com cursos, treinamentos e certificações, para que estejam preparados para enfrentar os desafios de cada profissão.

Muitos materiais desses cursos são oferecidos em inglês, e se torna mais difícil para quem não domina a língua estudar e se preparar melhor, ficando limitado.

Inglês para negociação e networking

Um outro bom motivo para aprender inglês no mundo dos negócios é estar preparado para fazer negociações com pessoas do mundo todo, além de estar mais apto a participar de reuniões e expor seu ponto de vista e até apresentar produtos em inglês.

Ao falar bem em inglês, também é possível conhecer pessoas em congressos, eventos, até em fóruns na internet e manter um bom contato com outras da sua área profissional.

Bom, agora que você já tem uma boa visão da importância do inglês para a vida pessoal e profissional, fica mais fácil escolher uma boa instituição e aprender tudo sobre esse idioma, para alcançar seus objetivos.

Aproveite para ver nosso artigo que tira dúvidas sobre quanto tempo leva para aprender inglês, para se programar e começar seus estudos. Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog para aprender tudo sobre inglês com quem é referência no assunto, o CCAA. Até o próximo post!