Quanto tempo leva para aprender inglês? Essa é uma pergunta bastante comum para quem deseja começar a estudar o idioma do zero, principalmente em momentos da vida em que falar um novo idioma se torna inevitável, por conta de viagens, qualificação profissional ou até mesmo oportunidades de trabalho.

A resposta pode variar de acordo com cada pessoa, sua disponibilidade e o ritmo de aprendizado que cada um possui. Então não se preocupe, se organizando direitinho você conseguirá montar seu próprio cronograma e avançar nos estudos.

Neste artigo, nós vamos esclarecer essa dúvida e mostrar alguns fatores que podem influenciar diretamente no tempo de aprendizado e te ajudar a aprender inglês de forma rápida e eficiente. Let’s go?

Quanto tempo leva para aprender inglês?

De um modo geral, a maioria das instituições de ensino indica que o tempo para ser fluente em inglês é de cerca de 1.200 horas, para se aprender o idioma desde o básico até o avançado, seguindo um conteúdo programático.

Mas não se assuste, viu? Voltando ao que falamos no início do texto, o tempo final na verdade dependerá de diversos fatores, como tempo de estudo diário ou semanal, motivação do aluno, consistência nos estudos (disciplina) e experiências diferentes com o idioma.

Existem pessoas que levarão mais tempo, outras conseguirão estudar de forma intensa e finalizar antes. Isso depende do estilo de aprendizado de cada um, porém há um fato em comum para aprender outro idioma: constância e disciplina nos estudos.

Como acelerar o aprendizado do inglês?

Muitas pessoas perguntam se é possível aprender inglês em um ano. Sim, é possível acelerar o aprendizado e reduzir o tempo para falar o idioma fluentemente. Para isso será necessário manter um ritmo de estudos diferenciado, aplicando constância no aprendizado. Mas calma, não se preocupe, porque nós temos algumas dicas para te ajudar.

A primeira delas é pensar no por que o inglês é importante para você e quais objetivos quer alcançar. Essa será uma das razões para focar nos estudos, saber aonde quer chegar. Veja a seguir outras dicas práticas para aprender inglês mais rápido.

1. Faça um curso de inglês

A dica mais básica, mas que muitas pessoas acabam deixando de lado – mesmo que não devessem –, é realizar aulas de inglês em uma escola de idiomas como o CCAA.

Ao fazer essa escolha você poderá contar com professores especializados e materiais didáticos que passem o conteúdo de acordo com o seu atual nível de fluência. Dessa maneira, você consegue aproveitar muito mais cada hora em sala e aprender verdadeiramente os tópicos apresentados.

O melhor de tudo é que cada fase do ensino é pensado para uma determinada faixa etária. Sendo assim, alunos adolescentes terão a matéria apresentada de uma maneira que seja mais interessante para essa idade. Já no curso de inglês para adultos, eles podem aproveitar a classe com temas ligados ao seu dia a dia e até focar seus estudos em um vocabulário útil para o mercado de trabalho.

2. Veja filmes e séries

Uma dica super-importante para inserir o inglês no dia a dia, de uma forma descontraída e mais leve, é assistindo a filmes e seriados no idioma. Quer dar um upgrade nos aprendizados? Tente assistir com as legendas também em inglês, porque isso te ajuda a ver a palavra e entender a sua pronúncia.

Para inspirar, veja as dicas de filmes para aprender inglês com vários temas. Falamos sobre isso aqui no blog, não deixe de ver.

3. Pratique o listening ouvindo podcast em inglês

Outra forma bem interessante para aprimorar o aprendizado em inglês é através do listening, ou seja, ouvindo conteúdos em inglês. Os podcasts em inglês são uma boa alternativa para essa prática, em que você alia conhecimentos sobre diversos assuntos e conhece mais sobre o jeito de conversar dos nativos, as gírias e outros detalhes do idioma.

4. Leia livros, jornais e revistas em inglês

Além do material didático do inglês, você pode praticar a leitura de livros em inglês, jornais, revistas e outros conteúdos no idioma, anotando novos vocábulos e tirando as dúvidas depois com seu professor.

5. Viaje e faça um intercâmbio

Se for possível, invista em uma viagem para outro país que fale inglês para viver uma imersão na prática do idioma. Essa oportunidade com certeza te ajudará a acelerar o aprendizado, e você voltará com mais experiência para se dedicar aos estudos.

6. Invista em grupos de conversação

Se fazer uma viagem não está na sua lista de opções, não se preocupe. Procure por turmas de inglês que pratiquem a conversação entre os alunos, para sair um pouco da teoria e praticar a pronúncia.

Existem instituições com turmas exclusivas para isso. Se você sentir vergonha, pode optar por aulas VIP ou em turmas menores, para treinar com seu professor ou com pessoas que você se sinta confortável.

7. Pratique a constância

Não poderíamos deixar de falar da disciplina nos estudos como um grande diferencial e determinante para obter sucesso com as aulas de inglês. De nada adiantarão ótimos conteúdos se você não se comprometer com esse estudo.

Sabemos que a rotina muitas vezes é corrida entre estudos, trabalho e outras atividades. Mas foque em seus objetivos e encontre um tempinho para colocar os conhecimentos em prática. Uma hora por dia? Quantas vezes na semana? Organize seu cronograma e faça o teste: você verá a evolução do seu inglês com o passar do tempo.

É muito difícil aprender inglês?

Aprender um novo idioma pode parecer difícil, mas não é. Tudo depende muito da metodologia de ensino e da qualidade dos materiais didáticos, além, é claro, do engajamento e do desempenho dos alunos.

É importante procurar uma instituição reconhecida e que tenha bons exemplos de sucesso com os alunos, como é o caso do CCAA, com anos no mercado e milhares de pessoas formadas e fluentes em inglês.

Se possível, faça uma aula experimental para ter um gostinho do curso e ver se o clima te agrada, isso será fundamental para o andamento do seu aprendizado. Com o CCAA você pode agendar uma aula de inglês demonstrativa sem compromisso algum, aproveite a oportunidade. O que acha?

Conte com a gente para encontrar o melhor jeito de aprender inglês, de maneira focada e com metodologias que te incentivam a continuar em frente com seus objetivos.

Continue acompanhando nosso blog com dicas para otimizar o aprendizado em inglês e espanhol. See you later!