Assistir filmes para aprender inglês é a verdadeira união do útil ao agradável, não é? Que atire a primeira pedra quem nunca usou dessa estratégia para testar a si mesmo e comprovar que as aulas de idioma valeram a pena!

Sabendo disso, o blog do CCAA preparou uma lista repleta de filmes divertidos e fáceis de compreender para te ajudar a ampliar seu vocabulário em inglês, treinar sua compreensão das frases e aprender de forma descontraída.

Pega a pipoca e continue a leitura para conferir nossas indicações!

Camera filmando carro em estrada

5 filmes para aprender inglês e praticar o listening

Separamos uma lista com opções para agradar todos os públicos e você pode ainda tirar outras ideias similares as alternativas que vamos citar.

Caso tenha interesse no mundo do cinema, não deixe de conferir nosso post sobre o que é plot twist onde falamos sobre esse conceito usado nas produções e citamos exemplos de obras que possuem grandes plots!

1. Star Wars – Episódio IV: Uma nova esperança (1977)

O primeiro lançamento da franquia possui 96% de aprovação do público no Rotten Tomatoes – uma plataforma conhecida mundialmente para a avaliação de obras audiovisuais – que até hoje gera uma multidão de fãs. Mesmo sendo um filme mais antigo, garante boas horas de distração e aprendizado para quem está utilizando essa forma de estudar.

Na trama acompanhamos Luke Skywalker entrando em uma aventura repleta de naves, batalhas e aliados inesperados enquanto Princesa Leia é sequestrada pelas forças do exército imperial comandado por Darth Vader. Além de ter um vocabulário simples de entender e uma história emocionante, os filmes dessa saga são marcados de frases de efeito que não vão sair da sua cabeça.

Mesmo que colocamos o primeiro volume da série de Star Wars como uma opção para aprender inglês, vale a pena seguir assistindo as continuações (ou vai querer ficar sem saber como a história termina?!). Existem duas ordem diferentes para assistir a saga completa: segundo os lançamentos ou pela cronologia da trama.

Para te poupar tempo de procurar qual o próximo filme que deveria ver, trouxemos a sequência de títulos dessas duas maneiras. Confere aí!

  • Ordem de lançamento:
    – Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança;
    – Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca;
    – Star Wars – Episódio VI: O Retorno do Jedi;
    – Star Wars – Episódio I: A Ameaça Fantasma;
    – Star Wars – Episódio II: Ataque dos Clones;
    – Star Wars – Episódio III: A Vingança dos Sith;
    – Star Wars –Episódio VII: O Despertar da Força;
    – Rogue One: Uma história Star Wars;
    – Star Wars – Episódio VIII: Os Últimos Jedi;
    – Star Wars – Episódio IX: A Ascensão Skywalker.
  • Ordem cronológica:
    – Star Wars – Episódio I: A Ameaça Fantasma;
    – Star Wars – Episódio II: Ataque dos Clones;
    – Star Wars – Episódio III: A Vingança dos Sith;
    – Rogue One: Uma história Star Wars
    – Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança;
    – Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca;
    – Star Wars – Episódio VI: O Retorno do Jedi;
    – Star Wars –Episódio VII: O Despertar da Força;
    – Star Wars – Episódio VIII: Os Últimos Jedi;
    – Star Wars – Episódio IX: A Ascensão Skywalker.

Aí é só você decidir se vai defender o lado negro da Força ou se juntar ao Jedis nessa guerra, aproveitando sempre para subir alguns níveis na sua compreensão do inglês!

2. Encanto (2021)

A animação da Pixar que se tornou queridinha do público – e do Oscar –, mistura inglês com espanhol em alguns momentos e possui uma história emocionante acompanhada de músicas que não saem da cabeça.

Aqui você irá acompanhar a Mirabel e os Madrigal, uma família em que cada pessoa possui um poder diferente, com exceção da protagonista. A história se constrói quando os personagens começam a ter problemas em seu cotidiano e Mirabel está em busca de uma solução.

O vocabulário é fácil de entender e há muito o que aprender com a trilha sonora do filme. Então já adiciona essa opção entre seus favoritos e comece a praticar! E ah, esse filme tem 93% de aprovação no Roten Tomatoes!

3. As vantagens de ser invisível (2012)

Nesse filme você irá acompanhar a vida do tímido Charlie, um protagonista que não tem muitos amigos, mas conhece dois irmãos que mudam seus dias. Mesmo com as novidades, o personagem ainda não consegue deixar para trás alguns fatos do passado e precisa enfrentar seus medos para continuar seguindo em frente.

Como a história que agradou 89% do público do Rotten Tomatoes gira em torno de questões adolescentes, o vocabulário ainda é bem atual, possui gírias e ajuda muito para entender como os jovens nativos se comunicam.

4. Meninas malvadas (2004)

Como não citar o clássico que deu origem a icônica fala “As quartas nós usamos rosa”? Nesse filme Cady Heron é a personagem principal, uma adolescente que se mudou recentemente da África e precisa enfrentar a adaptação em uma nova escola onde quem manda é a popular Regina George.

Além de ser divertido de assistir, essa história com 83% de aprovação do público traz diálogos simples com um vocabulário jovem – o combo ideal para quem quer aprender inglês assistindo filmes. Se gosta desse tipo de clássico, aposte também em “O diabo veste Prada” e “De repente 30”.

5. The Batman (2022)

Achou mesmo que não iríamos colocar filmes de ação na lista? Como falamos, esse gênero pode não ser o ideal para iniciantes, mas quem já tem uma noção básica da língua não terá dificuldade de acompanhar essa produção.

O primeiro filme do homem-morcego com Robert Pattinson no papel de Bruce Wane retoma a história do milionário e introduz o público ao novo universo da DC no cinema. Esse filme alcançou 84% de aprovação no RT e possui diálogos bem construídos, porém com um vocabulário acessível.

Como outros filmes de herói, existe agitação em diversas cenas, mas a troca entre personagens não complica muito para quem estiver lendo as legendas enquanto assiste.

Bom, essa foi nossa seleção de filmes para aprender inglês. Aproveite a sessão de cinema em casa e aplique as dicas que demos lá no começo para que essa técnica de estudo seja mais efetiva. Veja também os outros posts que temos aqui no blog do CCAA para ver tudo o que pode te ajudar a alcançar a fluência!