A leitura em inglês é uma habilidade que precisa ser praticada por todas as pessoas que querem aprender o idioma. Afinal, entender bem a gramática e a aplicação correta das palavras em diferentes contextos faz com que seu aprendizado se amplie cada vez mais, e a fluência possa ser alcançada.

Existem algumas técnicas e dicas para começar a ler em inglês e como ir aprimorando durante a jornada de aprendizado. E é claro que nós trazemos essas dicas até você, mas não antes de te explicarmos a relevância de se dedicar ao estudo dessa forma de se comunicar na língua. Vamos lá?

Importância da leitura em inglês

Embora muitas pessoas foquem apenas na conversação, a leitura em inglês é muito importante para melhorar cada vez mais o seu aprendizado no idioma. Um dos principais motivos é a necessidade de compreender corretamente o conteúdo contido em materiais didáticos, documentos, mensagens e outras mídias.

Além disso, desenvolver o hábito da leitura é benéfico independente do idioma em que o texto foi escrito. Mas, em se tratando de conteúdos em inglês, essa prática gera pontos positivos para sua fluência, justamente por inserir o inglês em mais um espaço no seu dia a dia, te auxiliando no reconhecimento das palavras e das regras da gramática.

Com os livros em inglês, você desenvolverá mais habilidades, terá facilidade de reconhecer a escrita correta, além de aprimorar o seu inglês de conversação, já que as histórias geralmente são repletas de diálogos – você vai ficar craque com os vários exemplos de conversa entre nativos da língua.

Ter facilidade com as leituras em inglês vai te ajudar, inclusive, a se dar melhor em um país com o idioma, afinal, quanto mais você conseguir ler, mais terá entendimento sobre tudo ao seu redor. Assim não correrá nenhum risco de se perder por confundir as instruções para determinado endereço ou até de comprar algo por engano.

Como aprender a ler em inglês? Veja nossas dicas

A primeira regra para uma boa leitura em inglês é a prática. Lembre sempre “Practice makes perfect”, ou seja, a prática leva à perfeição. Mas como começar a ler em inglês e como tornar o aprendizado mais fluido?

Keep calm! Nós sabemos que pode parecer muito difícil, mas temos algumas dicas infalíveis que vão te ajudar a começar a praticar a leitura até pegar o jeito. Let’s take a look!

1. Conheça seu nível de inglês

A maneira mais adequada para começar a ler em inglês é conhecer e entender qual o seu nível de inglês, para escolher as leituras de acordo com o seu conhecimento no idioma. Afinal, escolher algo muito além dos seus conhecimentos vai ser um pouco mais difícil.

Você pode começar escolhendo textos soltos e analisando seus conhecimentos, tentando se encaixar no nível iniciante, intermediário ou avançado. Ainda há a possibilidade de fazer testes de nível de inglês pela internet, que vão te mostrar, de forma rápida, onde você está e para onde ir.

2. Comece com leituras menores

Assim como aprendemos na língua portuguesa, vale a pena fazer o aprendizado de forma gradual. Então, se o seu nível de inglês é iniciante, por exemplo, nada de escolher livros enormes. A chance de você se frustrar achando que não está vendo progresso e abandonar a leitura é maior.

Vale a pena começar por histórias curtas e até pequenos parágrafos de textos mais fáceis. Depois de pegar o jeito, vá evoluindo para textos mais complexos. O importante é buscar sempre a sua evolução.

3. Escolha leituras do seu nível de entendimento

Além de não focar em textos muito grandes no início, vale a pena selecionar bem a complexidade dos assuntos. Se você não entende nada de física, por exemplo, começar com um livro técnico sobre o assunto não vai ser muito agradável, certo? O mesmo acontece com algum idioma que você está começando a aprender!

Existem livros para ler em inglês com diversos temas diferentes para jovens e adultos, que podem oferecer uma jornada instigante e interessante de aprendizado do idioma. Você pode optar também por outras ferramentas de leitura, como letras de músicas, blogs, artigos científicos e sites de notícias em inglês.

4. Sempre anote suas dúvidas

Para deixar o seu aprendizado mais efetivo, é importante que você faça um processo ativo e treine os pontos em que tenha mais dificuldade. A melhor forma de fazer isso é anotar suas dúvidas durante a leitura, para que possa retomá-las em sala de aula ou no seu momento de estudos para compreendê-las. Assim, não terá que parar sua atividade e ir pesquisar algo diferente sempre que se deparar com um novo termo.

Anote as palavras com significados que você não conhece, as expressões que aparecem sempre, mas você não tem familiaridade, assuntos que você quer aprofundar e suas dificuldades.

Ao buscar por respostas, você terá mais preparo e desenvolverá novas habilidades de gramática, progredindo sempre. Outro lado bom sobre essas anotações é que, quando elas aparecerem em outros textos, você não precisará começar “do zero”, já terá um conhecimento prévio.

5. Teste diferentes técnicas de leitura em inglês

Existem algumas técnicas de leitura em inglês que podem facilitar o seu aprendizado. São maneiras diferentes de olhar para o mesmo texto que ajudam a desenvolver inúmeras habilidades. Te ensinamos algumas a seguir:

Scanning

Na técnica do scanning, você faz uma leitura objetiva do texto, como um scanner, observando as principais palavras e informações objetivas. Feita a leitura escaneada, volte para iniciar a leitura completa e absorva os detalhes.

Skimming

Já na técnica skimming, a leitura rápida ajuda a ter uma compreensão geral do texto e do assunto que será tratado, sem se ater tanto aos detalhes, te ajudando a fazer uma análise da construção do texto e a encontrar as informações mais importantes.

Leitura em voz alta

Fazer a leitura em voz alta ajuda a fixar melhor o conteúdo e torna a leitura mais ativa. Além disso, é uma ótima oportunidade para treinar a pronúncia em inglês. Read out loud!

Cognatos

Identificar as palavras cognatas, ou seja, aquelas que são muito parecidas com as palavras em português, ajuda a decifrá-las e analisar melhor os contextos em que elas são inseridas. Vale prestar atenção aos falsos cognatos, aquelas palavras que parecem ser tal coisa, mas não são.

Nós fizemos um conteúdo completo sobre cognatos em inglês aqui no blog do CCAA, não deixe de conferir.

Palavras repetidas

Um autor não repetiria as palavras em vão, não é mesmo? Se elas se repetem, é porque têm papel importante no texto. Então vale a pena observar as palavras que mais se repetem, para ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto de que o texto trata.

6. Teste mídias diferentes

Além da leitura em inglês de livros e outros textos, você pode experimentar outras mídias para aprender inglês. Que tal colocar as configurações do seu celular em inglês para treinar a leitura? Certamente você conhecerá novas palavras.

Outra maneira bem legal de treinar a leitura e a pronúncia é por meio de filmes e séries com legendas – em inglês, claro. Você treinará a leitura e as diversas entonações das palavras e suas pronúncias.

Leia também: 5 melhores filmes para aprender inglês.

7. Faça exercícios de leitura em inglês

Existem diversos sites para treinar a leitura em inglês, com textos para ler e exercícios para praticar a interpretação dos textos, como o British Council LearnEnglishTeens.

Outra sugestão de site é o Rong Chang ESL Easy Reading, com breves histórias com variados assuntos e atividades que treinam a sua compreensão sobre temas como a construção de frases ou preenchimento de espaços em branco.

Se você quiser praticar a leitura acadêmica em inglês, pode acessar o Khan Academy SAT Reading and Writing Practice, com leituras baseadas nos testes que a maioria dos estudantes dos EUA faz antes de entrar para a faculdade.

Essas são algumas dicas para te ajudar a praticar a leitura em inglês e evoluir no seu aprendizado com o passar do tempo. Muitas plataformas como as que citamos oferecem ainda áudios para você fortalecer a sua técnica de escuta, completando ainda mais os seus conhecimentos. Vale a pena procurar!

Você pode contar também com professores profissionais, reconhecidos em todo o país. Agende uma aula demonstrativa de inglês gratuita e veja como a nossa metodologia pode te ajudar a alcançar seus objetivos.

Ah, e,claro, continue acompanhando os conteúdos do blog do CCAA, porque sempre trazemos as melhores dicas para aprender inglês. See you later!