Utilizar música infantil em inglês é uma ótima alternativa para começar a estimular os pequenos a aprenderem uma nova língua. É através da música que eles vão conhecer novas palavras e ampliar o vocabulário. Além do mais, o apelo sonoro também ajuda a desenvolver novas habilidades, como a memória, criatividade e também a coordenação motora.

Esse momento de aprendizado com música pode ser muito divertido, além de ajudar a criar laços importantes com os pequenos em diversos momentos da infância. Só vantagens, não é?

Nós sabemos o quanto a música é importante no desenvolvimento infantil e no aprendizado, inclusive de um novo idioma, então, para te ajudar a começar a introduzir aos poucos o inglês no dia a dia das crianças, o blog do CCAA preparou uma lista com 10 músicas infantis em inglês para começar agora mesmo. Vamos lá?

Por que escolher cantigas em inglês para crianças?

Por mais que seja tentador escolher aquelas músicas do momento para ensinar aos pequenos, é importante não pular etapas e escolher as cantigas em inglês fáceis de cantar e que despertem sua curiosidade, para que elas aprendam sem perceber que estão aprendendo. Então, deixe as músicas mais difíceis para depois, ok?

Aliás, cada música pode ajudar a desenvolver e ensinar conhecimentos específicos ou habilidades, como conhecer os animais em inglês ou então o alfabeto, por isso as músicas infantis são tão recomendadas nesta fase.

Por fim, como geralmente as músicas para crianças têm melodias que grudam na cabeça, fica mais fácil para que os pequenos memorizem o que foi aprendido. As imagens dos vídeos são estimulantes e ajudam a chamar a atenção e a reforçar o aprendizado.

Música infantil em inglês: cantigas para ensinar às crianças

Não há nada mais gostoso para as crianças do que aprender brincando, de uma forma divertida e sem complicações. Com as músicas que separamos nesta lista, você tem em mãos um ótimo acervo para viver momentos de aprendizado e descontração. Confira!

1 – Old McDonald Had a Farm

Começamos com um clássico das músicas infantis: Old McDonald Had a Farm. No Brasil, conhecemos como “O sítio do Seu Lobato”, mas cantá-la em inglês ajuda as crianças a aprenderem o nome dos animais em outra língua e a conhecerem os mais variados sons dos animais. O famoso “Ee-i-ee-i-o” vai cativar as crianças.

O legal desta música é inserir aos poucos novos animais e seus respectivos sons no vocabulário da criança. Um destaque interessante é que a canção vai trazendo novos animais a cada repetição da frase “Old MacDonald Had a Farm” contando, ainda, com os anteriormente citados. Ou seja, caso a criança esqueça algum, você possa estimular também a atenção e a memória dela, sempre exercitando o inglês de forma lúdica!

2 – The Abc TV

Outra música infantil para ensinar inglês que não pode faltar na lista é a cantiga The ABC, o nosso famoso abecê. Com ela você consegue ensinar o alfabeto aos pequenos e mostrar a diferença no jeito de falar em inglês e em português. É bem calminha para curtir em vários momentos.

3 – If You’re Happy

A versão de “Se você está feliz”, a canção “If you’re happy” é uma ótima pedida para ensinar inglês para crianças cantando, porque a cantiga tem uma estrutura simples e com bastante repetições. Além disso, com ela você consegue ensinar comandos básicos para estimular a coordenação motora com muita diversão e trabalhar a criatividade conforme os sentimentos vão mudando, como happy, angry, etc.

4 – Finger Family

A canção infantil em inglês “Finger Family” é bem legal para ensinar as crianças sobre os parentescos familiares, além de ajudar os pequenos a começarem a conhecer frases do dia a dia do ingês como “How do you do?” ou “Where are you?”. Ela trabalha parentescos dos integrantes mais próximos de uma família, como daddy, mommy, brother e mais.

5 – Twinkle, Twinkle, Little Star

Quem nunca cantou a música “Brilha, brilha estrelinha”? “Twinkle, Twinkle, Little Star” é a sua versão em inglês, a canção perfeita para os momentos de descanso da criança e até para a hora de dormir, por ter uma melodia mais leve e bem propícia para o momento.

6 – Days of the week

A cantiga “Days of the week” é bem simples – e uma das mais fáceis de ensinar da nossa lista –, mas é perfeita para ensinar os dias da semana em inglês para crianças, e exige memorização, então o aprendizado está garantido, com uma melodia simples e divertida.

7 – The Wheels on the Bus

Um outro clássico das músicas infantis, a “The Wheels on the Bus” te ajuda a levar os pequenos a dar um passeio divertido, aprendendo inglês e estimulando movimentos diversos com o corpo e a coordenação motora ao mesmo tempo, estimulando a participação das crianças.

8 – Brush Your Teeth

Quer tornar o momento de escovar os dentes mais divertidos para as crianças? A canção “Brush Your Teeth” é perfeita para o momento! Além de dar aquela força para incentivar os pequenos a escovarem os dentes, a canção ensina termos bastante importantes para aprender em inglês, como esquerda/direita, manhã/noite e mais.

9 – Head, Shoulders, Knees and Toes

Não poderia faltar na nossa lista uma canção infantil que ensina as partes do corpo em inglês, a “Head, Shoulders, Knees and Toes”. Essa canção também é bastante divertida, tem uma coreografia que estimula o desenvolvimento motor e ensina várias palavras novas às crianças.

10 – How’s the weather?

Para ensinar os climas em inglês para as crianças, a canção “How’s the Weather” é a mais recomendada, porque ela ensina os climas mais comuns e ajuda a criança a entender como fazer perguntas em inglês. É garantia de bons momentos de cantoria, diversão e aprendizado.

Essa foi a nossa lista de músicas para quem quer começar a ensinar inglês desde cedo para as crianças, com vários momentos lúdicos e despertando novos aprendizados. Com essas canções você já deixará as crianças familiarizadas com o inglês e tornará seu aprendizado mais simples com o passar dos anos.

Gostou das dicas? Continue acompanhando nosso blog porque sempre trazemos as melhores opções para melhorar o aprendizado de inglês para crianças, jovens e adultos! Até o próximo post.