Uma forma eficaz de estudar gramática é com a ajuda de uma lista de verbos irregulares em inglês. Essa ferramenta te auxilia na hora de memorizar a conjugação correta de verbos que não seguem as regras tradicionais e normalmente representariam um problema para os que estão aprendendo esse idioma.

No entanto, para trabalhar corretamente o tema dos verbos irregulares, que são a exceção, primeiro é preciso aprender a regra, que são os regulares. Esse é justamente o assunto desse post!

Para melhorar suas habilidades para escrever, entender ou falar inglês, o CCAA preparou um conteúdo completo sobre os verbos irregulares. Continue a leitura e descubra mais sobre esses termos!

O que são os verbos regulares e irregulares?

Você já deve saber que, assim como no português, os verbos em inglês são aquelas palavras que expressam uma ação, estado ou a mudança dele. Sem um termo desse tipo, simplesmente não existe uma oração. No entanto, além de separar esse grupo de palavras pelo que ele representam, podemos classificá-lo conforme sua forma quando conjugado.

A regra geral de conjugação diz que: quando um verbo no infinitivo – a mais básica, sem conjugação – é flexionado para o Simple Past ou Past Participle, ele deve receber as partículas “-ed” ou “-d” ao fim da palavra. Qualquer verbo que segue essa regra é considerado regular.

Um bom exemplo são os verbos “to save” que vira “saved” ou “to like” que se transforma em “liked”.

Já os irregulares são aqueles verbos que não seguem essa regra no momento da conjugação, variando de forma a cada novo termo. Como é o caso de “to burn” que conjugado é “burnt” em vez de “burned”, como seria esperado. São esses casos que precisam de mais atenção, pois cada nova palavra terá sua própria forma de ser flexionada. Algumas palavras sequer são reconhecíveis, como “to go” que no Simple Past é conjugado como “went”.

Se quiser entender melhor os tempos verbais em inglês, temos um post completo sobre o assunto aqui no blog!

Por que é importante saber a lista de verbos irregulares?

Aprender as regras gramaticais é essencial para quem deseja dar um passo a mais em seu desempenho na língua inglesa. Esse conhecimento te permitirá formar frases coerentes e cada vez mais complexas. Além disso, ficará muito mais fácil entender os diálogos de falantes nativos, ou então aquelas falas de filmes e séries que gosta.

Conhecer quais e como são os verbos irregulares também te ajudará a memorizar como funcionam os tempos verbais, que são desafios para muitos estudantes. Afinal, muitos desses termos possuem forma diferente quando conjugados no Simples Past e no Past Participle.

Como saber se um verbo é irregular ou não?

Infelizmente não existe uma regra gramatical que permita quem está aprendendo inglês identificar de primeira quais os verbos que são regulares ou não. Para conseguir memorizar essa informação, terá que estudar pela lista de verbos irregulares, praticar a fala e também o listenning.

Existem, inclusive, cursos de conversação em inglês que ajudam quem deseja aprimorar o vocabulário e reduzir os erros na hora de conjugar cada verbo. Assim, além de memorizar a maneira certa de flexionar cada termo, é possível praticar a pronúncia correta em cada tempo verbal.

Lista de verbos irregulares em inglês – Aumente seu vocabulário!

Separamos uma lista com 60 verbos irregulares em inglês com suas conjugações no Simple Past e também no Past ParticipleEscolhemos palavras que são comuns no dia a dia, em diálogos de filmes ou em papos informais. Utilize esse material para estudar e aprender ainda mais termos para seu vocabulário.

E aí, #VamosFalar?

Infinitive (Infinitivo)Simple Past (Passado simples)Past Participle (Particípio passado)Significado
To ariseAroseArisenLevantar
To awakeAwokeAwokenAcordar
To beWas/ wereBeenSer ou estar
To becomeBecameBecomeTornar-se
To breakBrokeBrokenQuebrar
To bringBroughtBroughtTrazer
To buildBuiltBuiltConstruir
To burnBurntBurntQueimar
To biteBitBittenMorder
To bleedBledBledSangrar
To bidBadeBiddenOferecer
To buyBoughtBoughtComprar
To castCastCastArremessar
To catchCaughtCaughtPegar
To chooseChoseChosenEscolher
To comeCameComeVir
To cutCutCutCortar
To doDidDoneFazer
To drawDrewDrawnDesenhar
To drinkDrankDrunkBeber
To driveDroveDrivenDirigir
To eatAteEastenComer
To fallFellFallenCair
To feelFeltFeltSentir
To fightFoughtFoughtLutar
To findFoundFoundAchar
To forgetForgotForgottenEsquecer
To freezeFrozeFrozenCongelar
To goWentGoneIr
To knowKnewKnownSaber
To learnLearntLearntAprender
To leaveLeftLeftPartir
To loseLostLostPerder
To makeMadeMadeFazer
To meanMeantMeantSignficar
To meetMetMetEncontrar-se
To payPaidPaidPagar
To putPutPutColocar
To quitQuitQuitDesistir
To readReadReadLer
To rideRodeRiddenCavalgar
To runRanRunCorrer
To saySawedSawnDizer
To seeSawSeenVer
To sendSentSentEnviar
To shakeShookShakenAgitar
To shineShoneShoneBrilhar
To shootShotShotAtirar
To singSangSungCantar
To sitSatSatSentar
To sleepSleptSleptDormir
To speakSpokeSpokenFalar
To spendSpeltSpeltGastar
To strikeStruckStruckBater
To swearsworeswornJurar
To swimSwamSwumNadar
To swingSwungSwungBalançar
To takeTookTakenPegar
To tellToldToldDizer
To wearWoreWornVestir

Como pôde perceber, muitas vezes as palavras irregulares não mudam de escrita quando conjugadas, outras vezes elas até mudam ao sair do infinitivo, mas mantém a forma nos dois outros tempos verbais.

Consulte essa lista de verbos irregulares em inglês regularmente e mantenha sempre fresco em sua mente as flexões de cada palavra. Com o CCAA você sempre terá as melhores dicas e materiais para se tornar fluente nesse idioma tão importante. Acompanhe nossos posts e aprenda ainda mais!